Silva, Jonilde Lima

Silva, Jonilde Lima. Percepções de professores Indígenas e não Indígenas a respeito das crianças Indígenas em escolas urbanas em Boa Vista-RR. 2022. 131 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Educação, Universidade Estadual de Roraima, Boa Vista, 2022.

A pesquisa “Percepções de professores Indígenas e não Indígenas a respeito das crianças Indígenas em escolas urbanas em Boa Vista-RR” focaliza na temática da visibilidade das crianças indígenas em escolas urbanas com discussões sobre o currículo e interculturalidade. Está ligada à linha de pesquisa Educação Indígena, Educação do Campo e Interculturalidade e ao Grupo de Pesquisa Educação, Interculturalidade e Emancipação Humana (Geeineh), do Mestrado acadêmico da Uerr/IFRR. Trata de um estudo de caso que busca através do objetivo principal desta pesquisa compreender as percepções dos professores indígenas e não indígenas a respeito das crianças indígenas nas escolas urbanas. Como problema de pesquisa, apontamos a seguinte questão: Como são as percepções dos professores indígenas e não indígenas a respeito das crianças indígenas nas escolas urbanas de Boa Vista? Buscamos elementos que nos ajudarão contextualizar os estudos sobre as crianças e infâncias indígenas na Amazônia e como estes nos auxiliam a refletir sobre o currículo da Educação Infantil da rede Municipal de Ensino de Boa Vista. Com abordagem qualitativa e apoio da literatura antropológica em diálogo com a educação e a interculturalidade, buscamos, também, discutir os estudos sobre a infância, a infância indígena, o respeito à cultura e identidade, currículo da Educação Infantil, apontando desafios diante da necessidade de construir uma educação que realmente atenda às demandas interculturais, pautada na Constituição Federal do Brasil de 1988 que, em seu artigo 215, prevê que o Estado deve garantir a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional. Concluímos que ainda há uma visão estereotipada dos povos indígenas e que as crianças indígenas presentes em ambiente escolar urbano de Boa Vista ainda são vítimas destas visões e pouco reconhecidas em seus direitos e singularidades. Ainda precisamos avançar muito para ter uma nação que respeite a identidade cultural do seu povo.

Professores indígenas e não indígenas. Percepções. Crianças Indígenas. Boa Vista

Jonilde Lima da Silva / Leila Maria Camargo