Chagas, Bruna Lameira

Chagas, Bruna Lameira. Perspectivas e desafios pós-formação: o caso dos/as egressos/as do curso de licenciatura em educação da UFRR. 2023. 201 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Educação, Universidade Estadual de Roraima, Boa Vista, 2023.

A dissertação em questão surgiu por meio do Mestrado Acadêmico em Educação, no período de construção do projeto de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) no Mestrado Acadêmico em Educação 2020.1 da Universidade Estadual de Roraima (UERR), em convênio com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR). O problema de pesquisa, temse: quais as perspectivas e os desafios dos/as egressos/as do curso LEDUCARR/UFRR após terem concluído um curso de nível superior voltado para a docência do/no campo? A pesquisa contou com seguinte objetivo geral: identificar as perspectivas e os desafios dos/as egressos/as do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Roraima (LEDUCARR/UFRR). Para isso, buscou atender a três objetivos específicos: a) conhecer a trajetória da formação dos/as egressos/as do curso LEDUCARR/UFRR; b) identificar as contribuições desse curso na formação pessoal e profissional dos dos/as egressos/as; c) compreender os desafios profissionais que esses/as licenciados/as enfrentam na atual conjuntura sociopolítica brasileira. Quanto à abordagem, trata-se de uma pesquisa qualitativa que tem como base técnica a análise de conteúdo. No que diz respeito aos objetivos, a pesquisa é de caráter exploratório e tem como base teórica os trabalhos de Alencar (2010), Arroyo (1999, 2011), Caldart (2003, 2004, 2012, 2020), Fernandes (1999, 2006), Hage (2015, 2016), Lopes (2015, 2019), Molina (2006, 2015, 2016, 2019), Ranieri (2018), Santos (2018), Soares (2018), dentre outros. No tocante aos procedimentos técnicos, divide-se em pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Tendo em vista que a pesquisa busca conhecer a realidade dos/as egressos/as da LEDUCARR (sujeitos pesquisados), adotará o questionário como instrumento de coleta de dados. A análise desses dados seguiu quatro categorias: a) identidade do/a egresso/a; b) trajetória acadêmica; c) sobre o curso de Licenciatura em Educação do Campo e d) inserção socioprofissional dos/as egressos/as. Os dados nos revelaram como os egressos/as descrevem sua vida profissional atual, após terem concluído um curso de nível superior, especificamente uma Licenciatura em Educação do Campo. Esses dados foram fundamentais para vermos até que ponto a formação desses sujeitos está trazendo benefícios não só a eles próprios, mas também à comunidade, pois o projeto educacional para o campo visa à melhoria da vida da sua população.

Educação do Campo – Licenciatura em Educação do Campo – Egressos/as – Perspectivas/Desafios pós-formação.

Bruna Lameira Chagas / Sérgio Luiz Lopes

DISSERTAÇÕES – Mestrado Acadêmico em Educação – 2023