Paula, Anatécia Mota de

PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA

Paula, Anatécia Mota de. PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO: A Experiência na Escola Estadual Prof. Antônio Ferreira de Souza. 2000. 76 f. Dissertação (Especialização) – Especialização em psicopedagogia, Universidade do Amazonas, Manaus, 2000.

O contexto histórico no qual estamos inseridos pressupõe a definição e a construção de unia nova postura como educadores e agentes transformadores da realidade social, política e cultural que nos rodeia. As novas tecnologias desenvolvidas nas últimas décadas exigem novas práticas, domínios de outras linguagens até então inexistentes, como a computacional, que em apenas alguns anos mudou as formas de relações humanas, sociais, psíquicas etc., influenciando os comportamentos diversos. O mundo moderno exige muito mais dos indivíduos. O homem, ser multidimensional, que atua em diversas esferas, necessita agora, muito mais do que antes, de versatilidade para atuar em diversos campos. Tanto que, na atualidade, as pessoas passam por diversas atividades durante a vida. A perspectiva de passar a vida toda em um trabalho começa a perder espaço, e o indivíduo que terá melhor inserção social, será aquele que mais habilidades conseguir desenvolver. A escola tem um papel fundamental nesse processo, que pode ser definido a partir da intervenção que ela pode fazer a fim de transformar esse espaço no lugar de produção de conhecimento e de produção das próprias pessoas. Daí a necessidade de planejamento nas instituições educacionais.

PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO – Matrícula Inicial por Nível e Modalidade

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS