A presente pesquisa investigou como ocorre a implementação da política pública
municipal de formação continuada voltada aos professores do campo nas comunidades do
Baixo Rio Branco, em Rorainópolis, RR. Para esta investigação, o objetivo geral foi
compreender a política municipal de formação continuada desses professores e, como
objetivos específicos, contextualizar o processo histórico das políticas educacionais para
Educação do campo na implementação da política municipal para formação continuada de
professores; analisar a política municipal de formação continuada aos professores de
comunidades do Baixo Rio Branco; descrever o perfil dos profissionais do Baixo Rio Branco,
bem como as ações que desenvolvem para garantir um ensino de qualidade a partir das
políticas educacionais do município e identificando a concepção dos profissionais
responsáveis pela educação sobre políticas públicas municipais de formação continuada para
professores do campo. O estudo foi baseado na abordagem qualitativa, de campo e
documental, por conseguinte descritiva e interpretativa, e fundamentada em Chizzotti (2010);
respaldada em Minayo (2021) e Marconi e Lakatos (2003). Esses métodos permitiram uma
compreensão analítica das políticas públicas, por meio de um levantamento bibliográfico,
além da utilização de documentos normativos relacionados à temática. O instrumento da
pesquisa foi um questionário, elaborado no modelo digital, aplicado por meio da plataforma
do Google forms para participantes que se encontram nas escolas das comunidades do Baixo
Rio Branco (professores, equipe gestora e pedagógica) e no modelo impresso, aplicado aos
demais profissionais participantes (supervisor escolar da Secretaria Municipal de Educação,
Secretária de Educação e Prefeito). A análise dos dados coletados foi desenvolvida utilizando
a técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Dessa forma, a investigação se justifica
pela relevância de se demonstrar, no contexto educacional, o processo de implementação da
Política Municipal de Formação Continuada vivenciada por professores e demais
participantes. Além disso, as discussões e análises interpretativas possibilitaram verificar
como essa política vem ocorrendo no município e as concepções que professores e os agentes
responsáveis em implantá-la possuem sobre ela. Entendemos que após a coleta dos dados da
pesquisa e análise, ficaram evidenciadas as concepções dos profissionais educacionais
envolvidos com a formação continuada municipal, além do reconhecimento da fragilidade
existente nas Políticas de Formação Continuada implantadas no nível municipal nos anos de
2016, 2020 e 2021, que não favorecem a educação do campo dentro de suas especificidades.
Essa reflexão possibilita novas discussões sobre a política pública de formação aos
professores das comunidades do Baixo Rio Branco com base nas suas especificidades.