Macedo, Reginete Sabino de

Macedo, Reginete Sabino de. Políticas Públicas de Formação Continuada de Professores do Campo em Comunidades do Baixo Rio Branco em Rorainópolis-RR. 2022. 147 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Educação, Universidade Estadual de Roraima, Boa Vista, 2022.

A presente pesquisa investigou como ocorre a implementação da política pública municipal de formação continuada voltada aos professores do campo nas comunidades do Baixo Rio Branco, em Rorainópolis, RR. Para esta investigação, o objetivo geral foi compreender a política municipal de formação continuada desses professores e, como objetivos específicos, contextualizar o processo histórico das políticas educacionais para Educação do campo na implementação da política municipal para formação continuada de professores; analisar a política municipal de formação continuada aos professores de comunidades do Baixo Rio Branco; descrever o perfil dos profissionais do Baixo Rio Branco, bem como as ações que desenvolvem para garantir um ensino de qualidade a partir das políticas educacionais do município e identificando a concepção dos profissionais responsáveis pela educação sobre políticas públicas municipais de formação continuada para professores do campo. O estudo foi baseado na abordagem qualitativa, de campo e documental, por conseguinte descritiva e interpretativa, e fundamentada em Chizzotti (2010); respaldada em Minayo (2021) e Marconi e Lakatos (2003). Esses métodos permitiram uma compreensão analítica das políticas públicas, por meio de um levantamento bibliográfico, além da utilização de documentos normativos relacionados à temática. O instrumento da pesquisa foi um questionário, elaborado no modelo digital, aplicado por meio da plataforma do Google forms para participantes que se encontram nas escolas das comunidades do Baixo Rio Branco (professores, equipe gestora e pedagógica) e no modelo impresso, aplicado aos demais profissionais participantes (supervisor escolar da Secretaria Municipal de Educação, Secretária de Educação e Prefeito). A análise dos dados coletados foi desenvolvida utilizando a técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Dessa forma, a investigação se justifica pela relevância de se demonstrar, no contexto educacional, o processo de implementação da Política Municipal de Formação Continuada vivenciada por professores e demais participantes. Além disso, as discussões e análises interpretativas possibilitaram verificar como essa política vem ocorrendo no município e as concepções que professores e os agentes responsáveis em implantá-la possuem sobre ela. Entendemos que após a coleta dos dados da pesquisa e análise, ficaram evidenciadas as concepções dos profissionais educacionais envolvidos com a formação continuada municipal, além do reconhecimento da fragilidade existente nas Políticas de Formação Continuada implantadas no nível municipal nos anos de 2016, 2020 e 2021, que não favorecem a educação do campo dentro de suas especificidades. Essa reflexão possibilita novas discussões sobre a política pública de formação aos professores das comunidades do Baixo Rio Branco com base nas suas especificidades.

Políticas Públicas. Formação Continuada. Baixo Rio Branco. Rorainópolis

Reginete Sabino de Macedo / Enia Maria Ferst