A principal missão da escola é ensinar a ler, escrever, e formar leitores. O contexto
escolar favorece a participação de todas as pessoas na cultura letrada. Aprender a ler
com compreensão, permite o acesso à produção cultural, social e histórica que
acontece amplamente entre os indivíduos. No contexto escolar, a leitura ocorre
mediante as práticas pedagógicas que podem ser definidas pelas possibilidades de
apropriação dos tipos de materiais escritos em determinado contexto espaçotemporal. No espaço de sala de aula, os(as) professores(as) são os(as) principais
mediadores(as) dessas práticas de leitura e formadores(as) de leitores(as). Nessa
perspectiva, destacamos a seguinte questão problema que estruturou nossa
pesquisa: como as práticas pedagógicas das professoras do 4º ano do Ensino
Fundamental de uma escola municipal de Rorainópolis-RR, contribuem para o
desenvolvimento de habilidades em leitura e incentivam a formação leitora? Com o
intuito de responder a essa questão, formulamos o objetivo geral: compreender em
que medida as práticas pedagógicas desenvolvidas pelas professoras ajudam os
estudantes do 4º ano do ensino fundamental anos iniciais a desenvolverem
habilidades em leitura, assim como incentivam a formação leitora. E para alcançar tal
objetivo estabelecemos os seguintes objetivos específicos: a) identificar o lugar da
leitura nas práticas pedagógicas com a intenção de desenvolver nos estudantes
habilidades em leitura; b) verificar se as professoras do 4º ano do ensino fundamental
sentem-se preparadas para incentivar a formação leitora de textos literários nos
estudantes; c) observar nos relatos das professoras qual atribuição dão à literatura
infantil no sentido de contribuir com a aprendizagem dos(as) leitores(as) em formação.
Os procedimentos metodológicos foram direcionados pela história oral, delineados
pelos princípios da pesquisa qualitativa, foram utilizados dois instrumentos de coleta:
ficha técnica de identificação profissional preenchida pelo formulário do Google forms
e entrevista semiestruturada que ocorreu de forma presencial e virtual usando a
plataforma Google Meet com três professoras. O referencial teórico compreende as
obras de Chartier (1998, 2020), Soares (2005, 2021) Freire (1989, 1992, 1999, 2000)
que percebem a leitura como uma prática histórica e socialmente construída, assim
como tantos outros que embasaram essa escrita. A análise das fontes nos possibilitou
evidenciar o reconhecimento por parte das professoras referente a importância do ato
de ler com compreensão e os benefícios da leitura, assim como, o valor da literatura
e a formação de leitores(as). Utilizam-se de práticas que favorecem o
desenvolvimento de habilidades em leitura e incentivam a formação leitora conforme
seus entendimentos. Reconhecem a importância do ato de ler com compreensão, bem
como o valor da literatura, mas a escola não possui um amplo acervo literário. A
pesquisa revela também o quanto os dois anos de escolas fechadas devido ao
contexto pandêmico, interferiu no processo de ensino aprendizagem. Ressalta a
inquietação das professoras em pensar um planejamento com estratégias de
recuperação de aprendizagem na intenção de assegurar o preenchimento dessas
lacunas, procurando parceria com a família e por cursos de formação continuada.
Descreve os desafios, que em suma, enfrentam sozinhas. Por fim, este estudo oferece
reflexões a partir das inconclusões da temática, com vistas a novas pesquisas.