Paula, Verônica Souza

Paula, Verônica Souza. Práticas pedagógicas de professoras para o desenvolvimento de habilidades em leitura e o incentivo à formação leitora em estudantes do 4º ano do ensino fundamental . 2022. 125 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Educação, Universidade Estadual de Roraima, Boa Vista, 2022.

A principal missão da escola é ensinar a ler, escrever, e formar leitores. O contexto escolar favorece a participação de todas as pessoas na cultura letrada. Aprender a ler com compreensão, permite o acesso à produção cultural, social e histórica que acontece amplamente entre os indivíduos. No contexto escolar, a leitura ocorre mediante as práticas pedagógicas que podem ser definidas pelas possibilidades de apropriação dos tipos de materiais escritos em determinado contexto espaçotemporal. No espaço de sala de aula, os(as) professores(as) são os(as) principais mediadores(as) dessas práticas de leitura e formadores(as) de leitores(as). Nessa perspectiva, destacamos a seguinte questão problema que estruturou nossa pesquisa: como as práticas pedagógicas das professoras do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Rorainópolis-RR, contribuem para o desenvolvimento de habilidades em leitura e incentivam a formação leitora? Com o intuito de responder a essa questão, formulamos o objetivo geral: compreender em que medida as práticas pedagógicas desenvolvidas pelas professoras ajudam os estudantes do 4º ano do ensino fundamental anos iniciais a desenvolverem habilidades em leitura, assim como incentivam a formação leitora. E para alcançar tal objetivo estabelecemos os seguintes objetivos específicos: a) identificar o lugar da leitura nas práticas pedagógicas com a intenção de desenvolver nos estudantes habilidades em leitura; b) verificar se as professoras do 4º ano do ensino fundamental sentem-se preparadas para incentivar a formação leitora de textos literários nos estudantes; c) observar nos relatos das professoras qual atribuição dão à literatura infantil no sentido de contribuir com a aprendizagem dos(as) leitores(as) em formação. Os procedimentos metodológicos foram direcionados pela história oral, delineados pelos princípios da pesquisa qualitativa, foram utilizados dois instrumentos de coleta: ficha técnica de identificação profissional preenchida pelo formulário do Google forms e entrevista semiestruturada que ocorreu de forma presencial e virtual usando a plataforma Google Meet com três professoras. O referencial teórico compreende as obras de Chartier (1998, 2020), Soares (2005, 2021) Freire (1989, 1992, 1999, 2000) que percebem a leitura como uma prática histórica e socialmente construída, assim como tantos outros que embasaram essa escrita. A análise das fontes nos possibilitou evidenciar o reconhecimento por parte das professoras referente a importância do ato de ler com compreensão e os benefícios da leitura, assim como, o valor da literatura e a formação de leitores(as). Utilizam-se de práticas que favorecem o desenvolvimento de habilidades em leitura e incentivam a formação leitora conforme seus entendimentos. Reconhecem a importância do ato de ler com compreensão, bem como o valor da literatura, mas a escola não possui um amplo acervo literário. A pesquisa revela também o quanto os dois anos de escolas fechadas devido ao contexto pandêmico, interferiu no processo de ensino aprendizagem. Ressalta a inquietação das professoras em pensar um planejamento com estratégias de recuperação de aprendizagem na intenção de assegurar o preenchimento dessas lacunas, procurando parceria com a família e por cursos de formação continuada. Descreve os desafios, que em suma, enfrentam sozinhas. Por fim, este estudo oferece reflexões a partir das inconclusões da temática, com vistas a novas pesquisas.

Práticas Pedagógicas. Leitura. Formação de Leitores.

Verônica Souza Paula / Raimunda Gomes da Silva