MULTICULTURALISMO E EDUCAÇÃO NA ÁREA RURAL DE RORAIMA

OLIVEIRA, SEBASTIÃO MONTEIRO

Pós-Graduação em Educação

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Este trabalho faz uma análise sobre o multiculturalismo e sua relação com a educação numa parte da Amazônia, em particular no interior de Roraima, fundado no método Histórico-Crítico. Neste processo considera os efeitos negativos da globalização, faz uma reflexão sobre a utilização da tecnologia, analisa o modelo econômico na chamada pós-modernidade e no contexto da sociodiversidade amazônica. O estudo foi realizado através de pesquisa bibliográfica, visitas às escolas no município de São João da Baliza, análise da matriz curricular utilizada nas escolas, do contato com alunos, professores e outros da comunidade escolar e extra-escolar sobre um modelo de educação para o interior que dê conta de suas necessidades, anseios e desejos. Neste estudo utilizou-se a concepção teórica Histórico-crítica. Mesmo reconhecendo não só a existência, mas também a importância de outras abordagens na área da pesquisa social, optou-se por essa postura por ser a que melhor oferece respostas aos problemas do tema em questão. O trabalho está estruturado em três partes: uma parte introdutória e explicativa da sua natureza e três capítulos que analisam o multiculturalismo crítico, discutindo sobre uma diversidade de autores que tratam do multiculturalismo. Consta, ainda, de um capítulo final que aponta embora que despretensiosamente, sugestões para um processo de construção do trabalho pedagógico fundado no multiculturalismo crítico na escola utilizada como palco onde foi elaborado, empiricamente, o estudo. O reconhecimento da existência do multiculturalismo vai propiciar uma leitura correta da sociedade como um todo, portanto, a formação da identidade é uma questão que precisa ser tratada de modo a respeitar as peculiaridades em cada situação. Governos, administradores de multinacionais e políticos, utilizam a tecnologia para apresentar, muitas vezes, um modelo de sociedade e de economia fictícia, com o objetivo de defender seus próprios interesses, ignorando culturas e valores de determinados grupos considerados minoritários, como é o caso das comunidades indígenas da Amazônia brasileira, o grupo de latinos nos Estados Unidos, os aborígines da Austrália e outros considerados minoritários e sem representatividade. No mundo contemporâneo, o velho e o novo, o local e o global, o moderno e o tradicional, o universal e o particular, coexistem produzindo uma heterogeneidade cultural ligada a um sujeito definido não mais por uma identidade unificada e estável, mas por identidades contraditórias, sendo continuamente deslocadas. Em muitos países, há várias maneiras de afirmação da diferença a partir de inúmeras manifestações que vão desde movimentos, debates, ação de partidos políticos até conflitos e guerras, reforçando nacionalismos excludentes e fundamentalismo religiosos (pureza racial e ortodoxia religiosa).E importante considerar que a globalização e a informalização, determinados pelas redes de riqueza, tecnologia e poder, estão transformando nosso mundo, possibilitando a melhoria da capacidade produtiva do homem, sua criatividade cultural e potencial de comunicação.

Educação – Currículo – Multiculturalismo – Globalização – Cultura.

OLIVEIRA, SEBASTIÃO MONTEIRO – SILVA, JORGE GREGÓRIO DA

UFAM