O presente estudo objetivou analisar o processo de alfabetização dos alunos
beneficiários do Programa Auxílio Brasil no 1º semestre de 2022 em uma escola do
campo da rede municipal de Bonfim/RR. Para tanto, foi necessário identificar o
processo de alfabetização dos alunos beneficiários do Programa Auxílio Brasil na
escola campo pesquisada, investigar os níveis de alfabetização dos alunos
beneficiários do Programa Auxílio Brasil na escola-campo e correlacionar o
recebimento do benefício do Programa Auxílio Brasil com o processo de
alfabetização na escola campo pesquisada. Esta pesquisa busca responder a
seguinte questão-problema: De que forma o Programa Auxílio Brasil tem contribuído
para o processo de alfabetização na Educação no Campo no município de
Bonfim/RR? Para a elaboração dos capítulos que compõem esse trabalho, foi
realizada a pesquisa bibliográfica baseada nas teorias de alguns autores, e
documental, mediante a utilização de documentos legais e normativos sobre o objeto
de estudo. O trabalho situa-se no campo das investigações qualitativas, de natureza
exploratória e descritiva. A construção dos dados foi realizada em uma escola do
campo, localizada na região da Vila São Francisco no município de Bonfim/RR, a
partir das percepções dos docentes e dos pais, utilizando 02 (dois) instrumentos,
sendo eles: questionário direcionado para os professores alfabetizadores das turmas
de 1º ao 3º do Ensino Fundamental e entrevistas in-loco com pais dos alunos
beneficiários do Programa Auxílio Brasil. Por meio da pesquisa de campo, foram
analisados os dados escolares referentes ao 1º semestre do ano de 2022 sobre o
processo de alfabetização, os níveis de alfabetização desses alunos específicos e a
correlação do recebimento do benefício do Programa Auxílio Brasil com o processo
de alfabetização. Contudo, foi possível analisar a realidade educacional no contexto
do processo de alfabetização dos alunos beneficiários do Programa Auxílio Brasil
nessa Escola do Campo da rede municipal de Bonfim, em Roraima, visando
apresentar fundamentos que possam embasar pesquisas relacionadas à educação
no campo.