Esta pesquisa está vinculada a linha de pesquisa Métodos Pedagógicos e
Tecnologias Digitais no Ensino de Ciências, do Programa de Pós-Graduação em
Ensino de Ciências (PPGEC), da Universidade Estadual de Roraima (UERR). Teve
como objetivo analisar as contribuições da Teoria de Registros de Representações
Semiótica (TRRS) de Duval para a organização do processo de ensino e
aprendizagem da Matemática Financeira no Ensino Médio. Pesquisas científicas
abordam a importância do estudo da Matemática Financeira no Ensino Médio (EM),
a forma em que esse assunto é apresentado nos livros didáticos, sua eficácia na
amplitude dos conteúdos e sua contribuição na aprendizagem dos alunos,
contextualização e coerência com as competências apresentadas na Base Nacional
Comum Curricular (BNCC). Neste cenário, a Teoria de Registros de Representação
Semiótica surge como uma alternativa de melhorar a qualidade e a eficácia do
processo de ensino e aprendizagem de Matemática a partir do uso de registros de
representações semióticas. A pesquisa segue uma abordagem qualitativa,
envolvendo duas turmas de estudantes da 1ª série EM, da Colégio Estadual
Militarizado CEM XXXII Prof. Severino Gonçalo Gomes Cavalcante no município de
Boa Vista – Roraima. A análise tem como referência o modelo cognitivo de Duval
conforme a TRRS para o desenvolvimento do pensamento matemático. Como
resultado, a pesquisa apresenta um produto educacional que consiste em uma
Sequência Didática (SD) para o ensino da Matemática Financeira para estudantes
da 1ª série EM.