Objetivou-se, neste estudo, verificar o potencial de uma sequência didática – “Água:
da nascente ao ambiente virtual” – baseada nos três momentos pedagógicos e nas
suas possíveis contribuições para a aprendizagem na Educação Infantil, integrando
recurso audiovisual e espaço não formal, a partir da perspectiva docente. Diante do
exposto, foi desenvolvido o seguinte problema: de que forma a sequência didática
“Água: da nascente ao ambiente virtual”, que integra o recurso audiovisual e o
espaço não formal de educação, pode contribuir para o processo de aprendizagem
da Educação Infantil, a partir do olhar docente? Os pressupostos teóricos sinalizam
as concepções de diferentes autores, a fim de se compreenderem os fundamentos
da Educação Infantil, do Ensino de Ciências, dos temas geradores, do papel docente
e do espaço não formal. O desenho metodológico baseou-se em uma abordagem
qualitativa, de caráter descritivo e bibliográfico. Utilizaram-se, como instrumentos de
coleta de dados, aplicações de questionários por intermédio de Tecnologias de
Informação e Comunicação (TIC), pelo Google Formulários e pelo aplicativo
WhatsApp, bem como por transcrições de áudios e de mensagens de textos. A
sequência didática se desenvolveu pela proposta metodológica dos três momentos
pedagógicos de Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2011). As análises dos dados
determinaram-se à luz da análise de conteúdo, apresentada por Bardin (1977),
configuradas por três categorias. Sendo assim a categoria inicial, que identificou o
perfil, as concepções e as práticas educativas dos docentes. A categoria
intermediária apresentou as análises sobre o recurso do vídeo didático do espaço
não formal de educação: uma das nascentes do igarapé Caranã, localizado na zona
oeste do munícipio de Boa Vista, RR. Por fim, a categoria final, correspondeu às
avaliações dos especialistas (participantes), no tocante à sequência didática.
Construiu-se, como produto educacional, uma sequência didática como material de
apoio para a prática pedagógica. Os especialistas apontaram que a sequência
didática pode ser aplicável para as crianças da Educação Infantil, além de ser
adaptada para os estudantes dos Anos Iniciais, pela linguagem acessível
proporcionada pelo instrumento metodológico (vídeo didático) e, além disso, por
desenvolver uma prática pedagógica capaz de contribuir de forma complementar
para a aprendizagem das crianças. Os resultados evidenciaram que a integração do
recurso audiovisual e o espaço não formal da nascente demonstraram informações
esclarecedoras, apresentando os conceitos e suas relações e na busca de
possibilitar às crianças a importância dele e seu contexto. Na parte final da pesquisa,
a proposta da sequência didática precisou ser reformulada, seguindo sugestões dos
especialistas, buscando-se estabelecer experiências para sensibilizações, diálogos e
observações das crianças.