Esta pesquisa insere-se na Linha de Formação, Trabalho Docente e Currículo do
Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade Estadual de Roraima-UERR, em
parceria com o Instituto Federal de Roraima-IFRR , a qual tem por objetivo investigar
se a Formação Continuada ofertada pela Secretaria de Educação de Rorainópolis aos
professores da Educação Infantil , no período de 2020 a 2021, contribui para o
desenvolvimento profissional docente. Este recorte temporal se justifica a priori
porque permite a pesquisadora analisar o processo da Formação Continuada dentro
do contexto da pandemia do Coronavírus (COVID-19). A fim de atingir tal objetivo, foi
aplicado um questionário com 10 professores de cinco escolas da rede municipal que
atuam na Educação Infantil, bem como a coleta de dados e informações na Secretaria
de Educação do município. Além do questionário, utilizamos os documentos oficiais
como suporte analítico, a saber: Ofícios, Planilhas de Cursos, Histórico da Educação
Infantil, Calendário Letivo e documentos que abordam o processo formativo dos
professores fornecidos pela SEMED. Para esta investigação adota-se como aporte
teórico: Tardif (2008), Prada (2010), Coelho (2008), Demo (2007), Antunes (2012),
Chizzotti (2010), dentre outros autores que discutem sobre a temática. A relevância
deste estudo, a priori, coloca em evidência como os professores e os gestores
buscaram soluções/alternativas para manter a Formação Continuada no contexto
pandêmico, além de fornecer elementos para uma reflexão sobre o tema e,
consequentemente, (re)pensar o processo formativo de professores. Os resultados da
pesquisa revelam que é necessário um olhar mais sensível sobre a Formação
Continuada, ou seja, pensar essa ação a partir da percepção dos professores das
escolas municipais de Rorainópolis, principalmente, em virtude das novas demandas
que despontam das atuais mudanças que vem surgindo dentro do campo educacional.