Título

A formação continuada de professores da educação infantil em Rorainópolis no contexto de pandemia da covid-19

Autor(es)

Cunha, Francimara de Sousa

Programa ou Curso

Mestrado Acadêmico em Educação

Data do documento

2022

Citação

Cunha, Francimara de Sousa. A formação continuada de professores da educação infantil em Rorainópolis no contexto de pandemia da covid-19. 2022. 105 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Educação, Universidade Estadual de Roraima, Boa Vista, 2022.

Resumo

Esta pesquisa insere-se na Linha de Formação, Trabalho Docente e Currículo do Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade Estadual de Roraima-UERR, em parceria com o Instituto Federal de Roraima-IFRR , a qual tem por objetivo investigar se a Formação Continuada ofertada pela Secretaria de Educação de Rorainópolis aos professores da Educação Infantil , no período de 2020 a 2021, contribui para o desenvolvimento profissional docente. Este recorte temporal se justifica a priori porque permite a pesquisadora analisar o processo da Formação Continuada dentro do contexto da pandemia do Coronavírus (COVID-19). A fim de atingir tal objetivo, foi aplicado um questionário com 10 professores de cinco escolas da rede municipal que atuam na Educação Infantil, bem como a coleta de dados e informações na Secretaria de Educação do município. Além do questionário, utilizamos os documentos oficiais como suporte analítico, a saber: Ofícios, Planilhas de Cursos, Histórico da Educação Infantil, Calendário Letivo e documentos que abordam o processo formativo dos professores fornecidos pela SEMED. Para esta investigação adota-se como aporte teórico: Tardif (2008), Prada (2010), Coelho (2008), Demo (2007), Antunes (2012), Chizzotti (2010), dentre outros autores que discutem sobre a temática. A relevância deste estudo, a priori, coloca em evidência como os professores e os gestores buscaram soluções/alternativas para manter a Formação Continuada no contexto pandêmico, além de fornecer elementos para uma reflexão sobre o tema e, consequentemente, (re)pensar o processo formativo de professores. Os resultados da pesquisa revelam que é necessário um olhar mais sensível sobre a Formação Continuada, ou seja, pensar essa ação a partir da percepção dos professores das escolas municipais de Rorainópolis, principalmente, em virtude das novas demandas que despontam das atuais mudanças que vem surgindo dentro do campo educacional.

Palavras-chave

Educação Infantil. Desenvolvimento Profissional. Formação Continuada. Pandemia da Covid-19

Editor

Francimara de Sousa Cunha / Nilra Jane Filgueira Bezerra

Sigla da Instituição

UERR

URI

https://producoes.uerr.edu.br/wp-content/uploads/2023/07/FRANCIMARA-A-formacao-continuada-de-professores-da-educacao-infantil-em-rorainopolis-no-contexto-de-pandemia-da-covid-19.pdf

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DISSERTAÇÕES – Mestrado Acadêmico em Educação – 2022