Título

Água: da nascente ao ambiente virtual, proposta de sequência didática baseada nos três momentos pedagógicos, sob o olhar docente

Autor(es)

Cunha, Mayra Caroline de Almeida

Programa ou Curso

Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

Data do documento

2022

Citação

Cunha, Mayra Caroline de Almeida. Água: da nascente ao ambiente virtual, proposta de sequência didática baseada nos três momentos pedagógicos, sob o olhar docente. 2022. 131 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Universidade Estadual de Roraima, Boa Vista, 2022.

Resumo

Objetivou-se, neste estudo, verificar o potencial de uma sequência didática – “Água: da nascente ao ambiente virtual” – baseada nos três momentos pedagógicos e nas suas possíveis contribuições para a aprendizagem na Educação Infantil, integrando recurso audiovisual e espaço não formal, a partir da perspectiva docente. Diante do exposto, foi desenvolvido o seguinte problema: de que forma a sequência didática “Água: da nascente ao ambiente virtual”, que integra o recurso audiovisual e o espaço não formal de educação, pode contribuir para o processo de aprendizagem da Educação Infantil, a partir do olhar docente? Os pressupostos teóricos sinalizam as concepções de diferentes autores, a fim de se compreenderem os fundamentos da Educação Infantil, do Ensino de Ciências, dos temas geradores, do papel docente e do espaço não formal. O desenho metodológico baseou-se em uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo e bibliográfico. Utilizaram-se, como instrumentos de coleta de dados, aplicações de questionários por intermédio de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), pelo Google Formulários e pelo aplicativo WhatsApp, bem como por transcrições de áudios e de mensagens de textos. A sequência didática se desenvolveu pela proposta metodológica dos três momentos pedagógicos de Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2011). As análises dos dados determinaram-se à luz da análise de conteúdo, apresentada por Bardin (1977), configuradas por três categorias. Sendo assim a categoria inicial, que identificou o perfil, as concepções e as práticas educativas dos docentes. A categoria intermediária apresentou as análises sobre o recurso do vídeo didático do espaço não formal de educação: uma das nascentes do igarapé Caranã, localizado na zona oeste do munícipio de Boa Vista, RR. Por fim, a categoria final, correspondeu às avaliações dos especialistas (participantes), no tocante à sequência didática. Construiu-se, como produto educacional, uma sequência didática como material de apoio para a prática pedagógica. Os especialistas apontaram que a sequência didática pode ser aplicável para as crianças da Educação Infantil, além de ser adaptada para os estudantes dos Anos Iniciais, pela linguagem acessível proporcionada pelo instrumento metodológico (vídeo didático) e, além disso, por desenvolver uma prática pedagógica capaz de contribuir de forma complementar para a aprendizagem das crianças. Os resultados evidenciaram que a integração do recurso audiovisual e o espaço não formal da nascente demonstraram informações esclarecedoras, apresentando os conceitos e suas relações e na busca de possibilitar às crianças a importância dele e seu contexto. Na parte final da pesquisa, a proposta da sequência didática precisou ser reformulada, seguindo sugestões dos especialistas, buscando-se estabelecer experiências para sensibilizações, diálogos e observações das crianças.

Palavras-chave

Ensino de Ciências. Sequência Didática. Espaço Não Formal

Editor

Mayra Caroline de Almeida Cunha – Rodrigo Leonardo Costa de Oliveira – Ivanise Maria Rizzatti

Sigla da Instituição

UERR

URI

https://producoes.uerr.edu.br/wp-content/uploads/2023/08/MAYRA-Agua-da-nascente-ao-ambiente-virtual-proposta-de-sequencia-didatica-baseada-nos-tres-momentos-pedagogicos-sob-o-olhar-docente.pdf

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DISSERTAÇÕES – Mestrado Profissional em Ensino de Ciências – 2022