DESALFABETIZAÇÃO – EXCLUSÃO PROPOSTA DE UMA PERSPECTIVA DE INCLUSÃO EM PROCESSO

Silva, Ângela Maria Barbosa da

Especialização em Psicopedagogia

Silva, Ângela Maria Barbosa da. DESALFABETIZAÇÃO – EXCLUSÃO PROPOSTA DE UMA PERSPECTIVA DE INCLUSÃO EM PROCESSO. 2000. 65 f. Dissertação (Especialização) – Especialização em psicopedagogia, Universidade do Amazonas, Manaus, 2000.

Este trabalho procura diagnosticar as principais causas do fracasso escolar nas séries iniciais do Ensino Fundamental da Rede Estadual de Boa Vista-RR e conhecer com a prática dos professores que atuam nessas séries, a fim de estabelecer a relação dessa prática com o elevado número de repetência e evasão responsáveis pelo alto índice de analfabetos. Como também propor soluções e dar sugestões para realizar uma verdadeira alfabetização nessas escolas públicas. Para a concretização deste estudo fez-se necessário conhecer o que vários autores abordam e consideram relevante para a construção de uma perspectiva pedagógica. Coloca-se pois, com grande ênfase, a necessidade de desvelar as práticas pedagógicas das alfabetizações que existem por detrás de estereótipos, modelos e esquemas simplificados. O que é feito dia-a-dia e como é feito, no sentido de determinar uma alfabetização rica, dinâmica, mais significativa e que seja inclusiva e não exclusiva.

DESALFABETIZAÇÃO – EXCLUSÃO

UNI VERSIDADE DO AMAZONAS