Esta dissertação apresenta os resultados de um estudo que teve por objetivo analisar
as teses e dissertações defendidas no Brasil no período de 2009 a 2018 sobre a
formação de professores de matemática e as Tecnologias Digitais de Informação e
Comunicação (TDIC). A questão norteadora desta investigação foi: Como as
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e a formação de professores de
matemática vêm sendo discutidas nas teses e dissertações defendidas no Brasil no
período de 2009 a 2018 no contexto da Educação Matemática? Tendo como base os
aportes teóricos fornecidos pela concepção dialética da realidade, foram realizadas
discussões e reflexões sobre o tema. Quanto aos procedimentos metodológicos, esta
pesquisa é do tipo Estado da Arte. O levantamento dos resumos das teses e
dissertações foram feitos no Catálogo digital da Coordenação de Aperfeiçoamento de
Pessoal de Nível Superior (CAPES), para a busca utilizou-se os seguintes descritores:
Formação de professores de matemática e as TDIC. O recorte temporal foi o período
de 2009 a 2018. Para o tratamento das informações e análise dos dados utilizou-se a
análise de conteúdo que consiste em ir além de se fazer somente a descrição objetiva
e quantitativa dos dados, estabelecendo-se categorias para os principais elementos
das teses e dissertações estudadas. Os resultados apontam que as pesquisas
encontradas demonstraram que estrutura curricular das licenciaturas em matemática
apresentam tendência em intensificar o uso das TDIC como ferramenta de ensinoaprendizagem, porém, observou-se, que o quantitativo anual das pesquisas sobre o
uso das TDIC na formação de professores de matemática ainda é incipiente.