Título

Formação de professores de matemática e as tecnologias digitais de informação e comunicação: análise das teses e dissertações defendidas no Brasil (2009 – 2018)

Autor(es)

Maia, Rozineide Gomes de Souza

Programa ou Curso

Mestrado Acadêmico em Educação

Data do documento

2022

Citação

Maia, Rozineide Gomes de Souza. Formação de professores de matemática e as tecnologias digitais de informação e comunicação: análise das teses e dissertações defendidas no Brasil (2009 – 2018). 2022. 111 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Educação, Universidade Estadual de Roraima, Boa Vista, 2022.

Resumo

Esta dissertação apresenta os resultados de um estudo que teve por objetivo analisar as teses e dissertações defendidas no Brasil no período de 2009 a 2018 sobre a formação de professores de matemática e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). A questão norteadora desta investigação foi: Como as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e a formação de professores de matemática vêm sendo discutidas nas teses e dissertações defendidas no Brasil no período de 2009 a 2018 no contexto da Educação Matemática? Tendo como base os aportes teóricos fornecidos pela concepção dialética da realidade, foram realizadas discussões e reflexões sobre o tema. Quanto aos procedimentos metodológicos, esta pesquisa é do tipo Estado da Arte. O levantamento dos resumos das teses e dissertações foram feitos no Catálogo digital da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), para a busca utilizou-se os seguintes descritores: Formação de professores de matemática e as TDIC. O recorte temporal foi o período de 2009 a 2018. Para o tratamento das informações e análise dos dados utilizou-se a análise de conteúdo que consiste em ir além de se fazer somente a descrição objetiva e quantitativa dos dados, estabelecendo-se categorias para os principais elementos das teses e dissertações estudadas. Os resultados apontam que as pesquisas encontradas demonstraram que estrutura curricular das licenciaturas em matemática apresentam tendência em intensificar o uso das TDIC como ferramenta de ensinoaprendizagem, porém, observou-se, que o quantitativo anual das pesquisas sobre o uso das TDIC na formação de professores de matemática ainda é incipiente.

Palavras-chave

Formação de professores. Educação Matemática. TDIC. Pesquisa Estado da Arte

Editor

Rozineide Gomes de Souza Maia / Nilra Jane Filgueira Bezerra.

Sigla da Instituição

UERR

URI

https://producoes.uerr.edu.br/wp-content/uploads/2023/07/ROZINEIDE-Formacao-de-professores-de-matematica-e-as-tecnologias-digitais-de-informacao-e-comunicacao-analise-das-teses-e-dissertacoes.pdf

Este item aparece nas coleções

DISSERTAÇÕES – Mestrado Acadêmico em Educação – 2022