Lima, Lucimar Pereira

Lima, Lucimar Pereira. O Processo de alfabetização dos alunos beneficiários do Programa Auxílio Brasil em uma escola do campo da rede municipal de Bonfim/RR . 2023. 171 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Educação, Universidade Estadual de Roraima, Boa Vista, 2023.

O presente estudo objetivou analisar o processo de alfabetização dos alunos beneficiários do Programa Auxílio Brasil no 1º semestre de 2022 em uma escola do campo da rede municipal de Bonfim/RR. Para tanto, foi necessário identificar o processo de alfabetização dos alunos beneficiários do Programa Auxílio Brasil na escola campo pesquisada, investigar os níveis de alfabetização dos alunos beneficiários do Programa Auxílio Brasil na escola-campo e correlacionar o recebimento do benefício do Programa Auxílio Brasil com o processo de alfabetização na escola campo pesquisada. Esta pesquisa busca responder a seguinte questão-problema: De que forma o Programa Auxílio Brasil tem contribuído para o processo de alfabetização na Educação no Campo no município de Bonfim/RR? Para a elaboração dos capítulos que compõem esse trabalho, foi realizada a pesquisa bibliográfica baseada nas teorias de alguns autores, e documental, mediante a utilização de documentos legais e normativos sobre o objeto de estudo. O trabalho situa-se no campo das investigações qualitativas, de natureza exploratória e descritiva. A construção dos dados foi realizada em uma escola do campo, localizada na região da Vila São Francisco no município de Bonfim/RR, a partir das percepções dos docentes e dos pais, utilizando 02 (dois) instrumentos, sendo eles: questionário direcionado para os professores alfabetizadores das turmas de 1º ao 3º do Ensino Fundamental e entrevistas in-loco com pais dos alunos beneficiários do Programa Auxílio Brasil. Por meio da pesquisa de campo, foram analisados os dados escolares referentes ao 1º semestre do ano de 2022 sobre o processo de alfabetização, os níveis de alfabetização desses alunos específicos e a correlação do recebimento do benefício do Programa Auxílio Brasil com o processo de alfabetização. Contudo, foi possível analisar a realidade educacional no contexto do processo de alfabetização dos alunos beneficiários do Programa Auxílio Brasil nessa Escola do Campo da rede municipal de Bonfim, em Roraima, visando apresentar fundamentos que possam embasar pesquisas relacionadas à educação no campo.

alfabetização; auxílio Brasil; educação no campo

Lucimar Pereira Lima / Sérgio Luiz Lopes

DISSERTAÇÕES – Mestrado Acadêmico em Educação – 2023