Rodrigues, Ana Maria da Silva

Especialização em Psicopedagogia

Silva, Ana Arlete Severino. Sexualidade na adolescência Orientação Sexual na Adolescência – Tema Transversal do Novo Paradigma Escolar. 2000. 45 f. Dissertação (Especialização) – Especialização em psicopedagogia, Universidade do Amazonas, Manaus, 2000.

A temática da sexualidade é bastante ampla, por isso será aqui abordada no sentido de analisar e refletir sobre a prática junto aos adolescentes, no terreno da afetividade e de sua própria sexualidade. Portanto a importância da orientação sexual na família e na escola, mostrando aos adolescente que as manifestações da sexualidade afloram em toda faixa etária, por isso não se pode ignorar ou reprir-las, pois implicam no desenvolvimento ou na construção de um objeto que nos dê prazer. A sexualidade na adolescência tem se tomado um tema muito polêmico, principalmente nesses tempos em que a média tem sido extremamente apelativo em que os meios de comunicação são cada vez mais eficaz, rápido e globalizado. Esse mundo globalizado da qual fazemos parte tem transformado conceitos, valores e costumes, que influência a identidades sexual, social e cultural dos adolescentes, já que eles compreendem uma fase peculiar de transição de biopsicossocial, caracterizado pelas transformações biológica e pela busca da definição de um papel social, determinado pelos padrões culturais do mero.

Sexualidade na Adolescência – PSICOPEDAGOGIA

UNIVERSIDADE DO AMAZONAS