Tornar o Ensino de Ciências mais atrativo e estimular habilidades para o século XXI,
não é tarefa fácil, mas propostas como a abordagem STEAM, sigla em inglês, que
significa Ciência (Science), Tecnologia (Technology), Engenharia (Engineering),
Artes (Artes) e Matemática (Math) que integra as cinco áreas do conhecimento por
meio da aprendizagem baseada em projetos (ABP), pode ser um percurso
investigativo e interessante para o professor e aluno. Assim, o objetivo deste
trabalho é analisar as contribuições da abordagem STEAM sobre o tema plásticos
com os alunos do 7º ano do ensino fundamental anos finais de uma Escola Estadual
de Boa Vista, RR. A metodologia de pesquisa se caracteriza como participante, do
tipo qualitativa sob o ponto de vista do estudo descritivo. A pesquisa teve como
público alvo 15 alunos do 7º ano da disciplina de Ciências do Colégio Estadual
Militarizado Professor Jaceguai Reis Cunha, Boa Vista – Roraima. Para realizar as
ações da abordagem metodológica, utilizou-se uma sequência didática organizada
nas etapas STEAM que foram denominadas de fase 3Fs: Fase diagnóstica; Fase
reguladora intermediária (colaborativa), e Fase final: Avaliação da aprendizagem. A
partir da fase diagnóstica foi possível organizar e planejar a Fase reguladora
intermediária que foi subdividida nas cinco etapas STEAM que são: I – Investigar; II –
Descobrir; III – Conectar; IV – Criar, e V – Refletir, que possibilitou o trabalho
colaborativo entre os alunos, objetivando aguçar competências e habilidades através
de uma sequência de atividades investigativas. Após o cumprimento das etapas
citadas, os resultados demonstraram que os alunos apresentaram indícios de
aprendizagem significativa, evidenciando as habilidades de criatividade, pensamento
crítico, comunicação e colaboração. A partir dos resultados, foi observado que o
aluno aprende com o erro, uma vez que a abordagem STEAM considera o erro
importante no processo de aprender. Assim, foi possível elaborar um guia didático
no sentido de orientar os professores a utilizar o ensino STEAM, além de propor ao
professor adequar diversas temáticas para o Ensino de Ciências. Portanto, a
abordagem sugerida trouxe diversas contribuições para a aprendizagem dos alunos
de uma escola pública de Roraima, sendo que para garantir uma aprendizagem
significativa, é aconselhável executar a proposta por um tempo mais prolongado.