Quirina Neto, Mônica

Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

Quirina Neto, Mônica. STEAM: Uma proposta investigativa para abordar o tema plásticos com alunos do 7º ano do ensino fundamental anos finais. 2021. 103 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Universidade Estadual de Roraima, Boa Vista, 2022.

Tornar o Ensino de Ciências mais atrativo e estimular habilidades para o século XXI, não é tarefa fácil, mas propostas como a abordagem STEAM, sigla em inglês, que significa Ciência (Science), Tecnologia (Technology), Engenharia (Engineering), Artes (Artes) e Matemática (Math) que integra as cinco áreas do conhecimento por meio da aprendizagem baseada em projetos (ABP), pode ser um percurso investigativo e interessante para o professor e aluno. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar as contribuições da abordagem STEAM sobre o tema plásticos com os alunos do 7º ano do ensino fundamental anos finais de uma Escola Estadual de Boa Vista, RR. A metodologia de pesquisa se caracteriza como participante, do tipo qualitativa sob o ponto de vista do estudo descritivo. A pesquisa teve como público alvo 15 alunos do 7º ano da disciplina de Ciências do Colégio Estadual Militarizado Professor Jaceguai Reis Cunha, Boa Vista – Roraima. Para realizar as ações da abordagem metodológica, utilizou-se uma sequência didática organizada nas etapas STEAM que foram denominadas de fase 3Fs: Fase diagnóstica; Fase reguladora intermediária (colaborativa), e Fase final: Avaliação da aprendizagem. A partir da fase diagnóstica foi possível organizar e planejar a Fase reguladora intermediária que foi subdividida nas cinco etapas STEAM que são: I – Investigar; II – Descobrir; III – Conectar; IV – Criar, e V – Refletir, que possibilitou o trabalho colaborativo entre os alunos, objetivando aguçar competências e habilidades através de uma sequência de atividades investigativas. Após o cumprimento das etapas citadas, os resultados demonstraram que os alunos apresentaram indícios de aprendizagem significativa, evidenciando as habilidades de criatividade, pensamento crítico, comunicação e colaboração. A partir dos resultados, foi observado que o aluno aprende com o erro, uma vez que a abordagem STEAM considera o erro importante no processo de aprender. Assim, foi possível elaborar um guia didático no sentido de orientar os professores a utilizar o ensino STEAM, além de propor ao professor adequar diversas temáticas para o Ensino de Ciências. Portanto, a abordagem sugerida trouxe diversas contribuições para a aprendizagem dos alunos de uma escola pública de Roraima, sendo que para garantir uma aprendizagem significativa, é aconselhável executar a proposta por um tempo mais prolongado.

Ciências; Aprendizagem baseada em projetos; Metodologias ativas; Competências, Habilidades

Mônica Quirina Neto – Ivanise Maria Rizzatti -Sandra Kariny Saldanha de Oliveira

DISSERTAÇÕES – Mestrado Profissional em Ensino de Ciências – 2021