Com o avanço tecnológico nos últimos anos surgem novas possibilidades de estratégias
metodológicas tendo as Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação (TDICs) como
recurso pedagógico, levando ao professor e estudante do século XXI o desafio em utilizar as
ferramentas tecnológicas para complementar e potencializar o processo ensino-aprendizagem
exigindo ações e reflexões para haver mudança na forma de ensinar e aprender. Nesse contexto,
este estudo se propõe responder ao seguinte problema científico: de que forma uma sequência
didática baseada no modelo da sala de invertida pode contribuir no processo ensinoaprendizagem de ciências? Em busca da solução a pesquisa objetivou analisar as contribuições
de uma Sequência Didática baseada no modelo da Sala de Aula Invertida no processo ensinoaprendizagem de Ciências, bem como identificar o perfil dos estudantes participantes da
pesquisa quanto ao uso de instrumentos tecnológicos no dia a dia, acesso à internet e percepção
acerca da metodologia aplicada; implementar uma sequência didática baseada no modelo da
sala de aula invertida para ser utilizada com as tecnologias digitais abordando os aspectos
quantitativos das transformações químicas. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva com
abordagem qualitativa tendo utilizado como método para coleta de dados a pesquisa
bibliográfica, por estudo levantado no referencial teórico e a pesquisa-ação, valendo-se de uma
sequência didática onde foram propostas ações pedagógicas em etapas sequenciadas para serem
analisadas, bem como dois questionários virtuais disponibilizados em um link e encaminhado
para os estudantes e observação não estruturada. A partir da análise de dados foi possível
constatar que a implementação da sequência didática favoreceu a interação, comunicação e o
acompanhamento da aprendizagem ao se utilizar estratégias ativas por meios digitais. Por certo,
a metodologia contribuiu no desenvolvimento de aspectos cognitivos, sociais e éticos e
consequentemente de algumas habilidades e competências previstas na BNCC. No entanto, é
desafiador trabalhar métodos que requerem o estudante como protagonista do seu aprendizado,
ou seja, fazer acontecer a mudança na forma de estudar. Entretanto, a implementação da
sequência didática com o apoio das TDICs, levou o estudante a ter uma postura mais ativa e
autônoma em relação ao seu aprendizado. Enfim, por meio do estudo realizado, proposta
metodológica aplicada e sugestões pedagógicas apresentadas foi possível confirmar
contribuições no processo ensino-aprendizagem de Ciências favorecendo uma mudança na
forma de ensinar e aprender, fomentando a interação, comunicação, colaboração, respeito e
empatia como propõe a Base Nacional Comum Curricular.