Com o advento de novas Tecnologias Digitais voltadas para a educação matemática,
busca-se introduzi-las nas aulas visando principalmente o ensino e aprendizagem, da
álgebra e da geometria. Com a recente aprovação da Base Nacional Comum
Curricular, que preconiza objetos de conhecimento segundo sua unidade temática e
incentiva o uso de TD para o desenvolvimento de competências e habilidades. Nesse
contexto, a presente pesquisa apresenta um estudo sobre esta temática, tendo a
álgebra como unidade temática e o software GeoGebra como recurso tecnológico que
é uma tendência em Tecnologias Digitais na Educação Matemática. Para tanto, a
Teoria de Formação por Etapas das Ações Mentais que está definida por ações e
operações que auxiliam no processo de assimilação de um dado objeto de ensino
fundamenta a metodologia por Atividade de Situações Problemas em Matemática
como abordagem em resolução de problemas e, que foram utilizadas na realização
das tarefas elaboradas para a pesquisa. Deste modo, com o intuito de constituir um
Produto Educacional a partir desse estudo, composto de uma metodologia bem
definida, almeja-se responder a seguinte questão: De que forma a utilização do
software GeoGebra por meio da Atividade de Situações Problema como metodologia
de ensino possibilita o desenvolvimento da habilidade de resolver e elaborar
problemas por equações polinomiais de 2º grau do tipo ax
2 = b com estudantes do 8º
ano? Tendo como objetivo geral: Analisar as contribuições do software GeoGebra no
desenvolvimento da habilidade de resolver e elaborar problemas sobre equações
polinomiais de 2º grau do tipo ax² = b por meio da Atividade de Situações Problema
com os estudantes do 8º ano da Escola Estadual Monteiro Lobato. Por conseguinte,
foi empregada uma investigação de cunho qualitativo, em que, se considerou todas
as ações e operações das atividades realizadas no GeoGebra por meio da Atividade
de Situações Problemas em Matemática. Entendemos que professor e o aluno ao
utilizarem do software GeoGebra, por meio da Atividade de Situações Problema como
metodologia de ensino, permite o desenvolvimento de habilidades na resolução de
problemas por comandos do GeoGebra e que podem ser representados por equações
polinomiais de 2º grau do tipo ax
2 = b com estudantes do 8º ano. Sendo assim,
acreditamos que o Produto Educacional, que é um dos principais resultados desta
pesquisa, consolida ainda mais o GeoGebra como uma tecnologia educacional
importante para todos os professores de matemática e estudantes em todos os níveis
de ensino.