Santana, Maria Antonia Moraes

Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

Santana, Maria Antonia Moraes. Divulgação Científica nos anos iniciais do ensino fundamental: uma proposta para construção de conceitos científicos sobre alimentação saudável em uma escola de Boa Vista/RR. 2022. 130 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Universidade Estadual de Roraima, Boa Vista, 2022.

A presente dissertação de mestrado teve como problema: De que maneira materiais de divulgação científica podem contribuir para a construção de conhecimentos científicos e a aprendizagem significativa sobre alimentação saudável a alunos do 5º ano do ensino fundamental – anos iniciais de uma escola de Boa Vista/RR?, e para o atendimento ao problema de pesquisa, traçou-se como objetivo geral analisar o uso da divulgação científica na formação de conceitos científicos referente a alimentação saudável com alunos do 5º ano do ensino fundamental-anos iniciais. Para tanto, foram traçados os seguintes objetivos específicos: i) Desenvolver uma sequência didática usando materiais de divulgação científica como recurso pedagógico, para a promoção de uma aprendizagem significativa sobre hábitos alimentares saudáveis a estudantes do 5º Ano do Ensino Fundamental de uma escola de Boa Vista/RR; ii) Avaliar o potencial pedagógico da divulgação científica na construção de conceitos científicos sobre alimentação saudável e iii) Organizar a sequência didática aplicada em forma de produto educacional com orientações aos docentes sobre o uso da divulgação científica como recurso pedagógico, com foco na produção dos conhecimentos científicos e na aprendizagem significativa. Esse trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos – CEP da Universidade Estadual de Roraima sob o parecer consubstanciado CAAE 40948020.7.0000.5621. A pesquisa contempla uma abordagem metodológica qualitativa, exploratória, com delineamento do tipo intervenção pedagógica, que teve a finalidade de analisar as contribuições de uma sequência didática sobre alimentação saudável, elaborada a partir de materiais de divulgação científica, embasada na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, para a construção de conhecimentos científicos de 6 (seis) estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental – anos iniciais de uma escola da rede privada no município de Boa Vista – Roraima no formato híbrido. As etapas da pesquisa contemplam: Elaboração de uma sequência didática, Aplicação de dois instrumentos de coleta de dados (questionário pré teste e mapas conceituais), implementação da sequência didática na ferramenta tecnológica WebQuest, elaborada a partir de materiais de divulgação científica, análise dos dados e elaboração de produto educacional. Os resultados apontam, para a presença de alimentos como doces, biscoitos e bolinhos no cardápio alimentar dos estudantes, no entanto esses alimentos são categorizados como alimentos com alto teor de açúcares e gorduras saturadas prejudiciais à saúde, sendo percebível a necessidade em possibilitar com que estes estudantes pudessem adquirir competências voltadas a compreensão das consequências destes alimentos para seu corpo, saúde e bem-estar. Durante o desenvolvimento da pesquisa a inserção da ferramenta tecnológica QW onde foram inseridos diferentes ferramentas de divulgação científica, contribuiu para que os estudantes ficassem entusiasmos com a nova ferramenta virtual para a abordagem e problematização do tema alimentação saudável, possibilitando nas etapas posteriores da TAS, maior compreensão sobre o tema estudado, sendo capazes de exporem com autonomia posicionamentos de forma mais complexa envolvendo novas situações problemas comuns do cotidiano ampliando a construção do conhecimento científico, defendendo, opinando e levantando justificativas para a real importância da alimentação saudável.

Conhecimentos Científicos. Hábitos Saudáveis. Ensino de Ciências

Maria Antonia Moraes Santana – Sandra Kariny Saldanha de Oliveira