Título

Implementação de uma sequência didática baseada no modelo da sala aula invertida e suas contribuições no processo ensino-aprendizagem de ciências

Autor(es)

Santana, Rosimar Magalhães

Programa ou Curso

Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

Data do documento

2022

Citação

Santana, Rosimar Magalhães. Implementação de uma sequência didática baseada no modelo da sala aula invertida e suas contribuições no processo ensino-aprendizagem de ciências. 2022. 173 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Universidade Estadual de Roraima, Boa Vista, 2022.

Resumo

Com o avanço tecnológico nos últimos anos surgem novas possibilidades de estratégias metodológicas tendo as Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação (TDICs) como recurso pedagógico, levando ao professor e estudante do século XXI o desafio em utilizar as ferramentas tecnológicas para complementar e potencializar o processo ensino-aprendizagem exigindo ações e reflexões para haver mudança na forma de ensinar e aprender. Nesse contexto, este estudo se propõe responder ao seguinte problema científico: de que forma uma sequência didática baseada no modelo da sala de invertida pode contribuir no processo ensinoaprendizagem de ciências? Em busca da solução a pesquisa objetivou analisar as contribuições de uma Sequência Didática baseada no modelo da Sala de Aula Invertida no processo ensinoaprendizagem de Ciências, bem como identificar o perfil dos estudantes participantes da pesquisa quanto ao uso de instrumentos tecnológicos no dia a dia, acesso à internet e percepção acerca da metodologia aplicada; implementar uma sequência didática baseada no modelo da sala de aula invertida para ser utilizada com as tecnologias digitais abordando os aspectos quantitativos das transformações químicas. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa tendo utilizado como método para coleta de dados a pesquisa bibliográfica, por estudo levantado no referencial teórico e a pesquisa-ação, valendo-se de uma sequência didática onde foram propostas ações pedagógicas em etapas sequenciadas para serem analisadas, bem como dois questionários virtuais disponibilizados em um link e encaminhado para os estudantes e observação não estruturada. A partir da análise de dados foi possível constatar que a implementação da sequência didática favoreceu a interação, comunicação e o acompanhamento da aprendizagem ao se utilizar estratégias ativas por meios digitais. Por certo, a metodologia contribuiu no desenvolvimento de aspectos cognitivos, sociais e éticos e consequentemente de algumas habilidades e competências previstas na BNCC. No entanto, é desafiador trabalhar métodos que requerem o estudante como protagonista do seu aprendizado, ou seja, fazer acontecer a mudança na forma de estudar. Entretanto, a implementação da sequência didática com o apoio das TDICs, levou o estudante a ter uma postura mais ativa e autônoma em relação ao seu aprendizado. Enfim, por meio do estudo realizado, proposta metodológica aplicada e sugestões pedagógicas apresentadas foi possível confirmar contribuições no processo ensino-aprendizagem de Ciências favorecendo uma mudança na forma de ensinar e aprender, fomentando a interação, comunicação, colaboração, respeito e empatia como propõe a Base Nacional Comum Curricular.

Palavras-chave

Metodologia ativa. Sala de aula invertida. Tecnologias digitais. Ensino-aprendizagem

Editor

Rosimar Magalhães Santana – Wender Antônio da Silva

Sigla da Instituição

UERR

URI

https://producoes.uerr.edu.br/wp-content/uploads/2023/08/ROSIMAR-Implementacao-de-uma-sequencia-didatica-baseada-no-modelo-da-sala-aula-invertida-e-suas-contribuicoes-no-processo-ensino-aprendizagem.pdf

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DISSERTAÇÕES – Mestrado Profissional em Ensino de Ciências – 2022