Coelho, Adjairon da Silva

Coelho, Adjairon da Silva. Tarefas para o ensino de equações polinomiais de segundo grau com os oftware geogebra classic 6: uma alternativa para o desenvolvimento de habilidades em estudantes do 8º ano. 2021. 208 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Universidade Estadual de Roraima, Boa Vista, 2021.

Com o advento de novas Tecnologias Digitais voltadas para a educação matemática, busca-se introduzi-las nas aulas visando principalmente o ensino e aprendizagem, da álgebra e da geometria. Com a recente aprovação da Base Nacional Comum Curricular, que preconiza objetos de conhecimento segundo sua unidade temática e incentiva o uso de TD para o desenvolvimento de competências e habilidades. Nesse contexto, a presente pesquisa apresenta um estudo sobre esta temática, tendo a álgebra como unidade temática e o software GeoGebra como recurso tecnológico que é uma tendência em Tecnologias Digitais na Educação Matemática. Para tanto, a Teoria de Formação por Etapas das Ações Mentais que está definida por ações e operações que auxiliam no processo de assimilação de um dado objeto de ensino fundamenta a metodologia por Atividade de Situações Problemas em Matemática como abordagem em resolução de problemas e, que foram utilizadas na realização das tarefas elaboradas para a pesquisa. Deste modo, com o intuito de constituir um Produto Educacional a partir desse estudo, composto de uma metodologia bem definida, almeja-se responder a seguinte questão: De que forma a utilização do software GeoGebra por meio da Atividade de Situações Problema como metodologia de ensino possibilita o desenvolvimento da habilidade de resolver e elaborar problemas por equações polinomiais de 2º grau do tipo ax 2 = b com estudantes do 8º ano? Tendo como objetivo geral: Analisar as contribuições do software GeoGebra no desenvolvimento da habilidade de resolver e elaborar problemas sobre equações polinomiais de 2º grau do tipo ax² = b por meio da Atividade de Situações Problema com os estudantes do 8º ano da Escola Estadual Monteiro Lobato. Por conseguinte, foi empregada uma investigação de cunho qualitativo, em que, se considerou todas as ações e operações das atividades realizadas no GeoGebra por meio da Atividade de Situações Problemas em Matemática. Entendemos que professor e o aluno ao utilizarem do software GeoGebra, por meio da Atividade de Situações Problema como metodologia de ensino, permite o desenvolvimento de habilidades na resolução de problemas por comandos do GeoGebra e que podem ser representados por equações polinomiais de 2º grau do tipo ax 2 = b com estudantes do 8º ano. Sendo assim, acreditamos que o Produto Educacional, que é um dos principais resultados desta pesquisa, consolida ainda mais o GeoGebra como uma tecnologia educacional importante para todos os professores de matemática e estudantes em todos os níveis de ensino.

GeoGebra. Tecnologias Digitais. Resolução de Problemas. Equação polinomial. Álgebra

Adjairon da Silva Coelho / Solange Mussato

DISSERTAÇÕES – Mestrado Profissional em Ensino de Ciências – 2021